Trabalhar no Escritório X Trabalhar em Casa

Perante a pandemia de Covid-19 que tanto abalou as nossas vidas, diversas autoridades mundiais, de entre as quais se destaca a OMS, recomendaram a adoção do trabalho remoto. Várias empresas e instituições aceitaram o desafio e podemos dizer que, geralmente, a experiência foi um sucesso! Hoje, há quem defenda convictamente que o teletrabalho veio para ficar.

Com este artigo procuramos comparar estas duas formas de trabalho, analisando as principais vantagens de cada uma.

Trabalhar no Escritório

Este é o modo de trabalho clássico a que geralmente estamos habituados. No mesmo são estimuladas as relações e interações pessoais entre os trabalhadores que partilham um espaço comum. Adicionalmente, a possibilidade de contactar diretamente com clientes e fornecedores é um outro ponto positivo, pois promove o estabelecimento de relações de confiança.

Por outro lado, a obrigação de sair de casa e de cumprir horários contribui para uma maior ativação do corpo e da mente do indivíduo, quebrando o sedentarismo e incentivando uma maior produtividade.

Por último, a existência de um espaço de trabalho partilhado pode promover a concentração, motivação, interajuda e competitividade saudável entre os trabalhadores. Desta forma, durante o horário de trabalho o trabalhador estará focado, dedicando-se a 100% às suas tarefas e deixando de parte as distrações da sua vida pessoal e social.

Trabalhar em Casa

Tal como referido anteriormente, ao longo dos últimos meses pudemos assistir a um crescimento exponencial do teletrabalho, bem como dos seus defensores.

Existem diversos benefícios associados a esta forma de trabalho. O primeiro que podemos apontar é a economização de custos. Não necessitando de realizar deslocações, os trabalhadores podem reduzir as despesas resultantes do consumo de combustível, desgaste do veículo, estacionamento pago ou taxas de circulação, por exemplo. Adicionalmente, no caso de uma família com crianças, a possibilidade de trabalhar a partir de casa poderá ajudar a poupar em infantários ou em babysitters.

Uma outra vantagem do trabalho remoto é a possibilidade do trabalhador fazer o seu próprio horário. Desta forma, poderá conciliar a sua vida social com a vida profissional, fazendo atividades que o deixem realizado e que contribuam para uma melhor qualidade de vida.

Contudo, a maior vantagem de trabalhar em casa é, provavelmente, o facto do trabalhador não necessitar de deixar o conforto do seu lar. Deste modo, pode realizar as suas tarefas profissionais junto da sua família ou amigos, o que, mais uma vez, contribui para a sua realização pessoal.

Apresentámos-lhe, assim, os principais benefícios de cada uma destas formas de trabalho. Caso tenha a oportunidade de escolher entre ambas, recomendamos-lhe que avalie conscientemente as vantagens de cada uma e que opte por aquela que melhor satisfaça as suas necessidades.

Procure saber mais acerca das novas metodologias de trabalho que as empresas adotam atualmente. Conheça https://PortugalCasino.pt.

18 Dec 2020